Bairro Jesus de Nazareth

Jesus de Nazareth – Vitória-ES

Com tradição pesqueira e atrativos culturais e de lazer, Jesus de Nazareth é um bairro da capital capixaba com forte potencial turístico devido aos pontos de vista privilegiados que oferece da cidade e da baía de Vitória. O projeto Tour no Morro (@tour_no_morro ), desenvolvido pelo morador do bairro e guia turístico Fernando Martins, é uma iniciativa de destaque que busca valorizar a região turisticamente, conduzindo visitantes a mirantes e pontos representativos da comunidade.

Todavia, o bairro enfrenta algumas dificuldades, como subvalorização do poder público, estigmas e coleta irregular de lixo.

Segundo Ventorim e Lóra (2016), o bairro começou a se estruturar nos anos 1950, com o deslocamento de populações rurais para a capital em busca de melhores condições de vida e trabalho. Apesar de estar localizado próximo de bairros de classe média e alta – Enseada do Suá e Bento Ferreira – Jesus de Nazareth não oferecia as condições ideias de manutenção de sua população. Foi somente no começo dos anos 2000 que o bairro recebeu algumas das mais fundamentais estruturas de urbanização, como criação de espaços públicos, mobilidade e saneamento. Ainda assim, a região carece de melhores condições de integração com a cidade, sendo ainda pequenos os investimentos do poder público na região.

A existência de vazios urbanos no bairro, com espaços subaproveitados, promove a obsolescência das construções e descartes irregulares de lixo, o que afeta a saúde e qualidade de vida da população. O sistema viário local também é um dos fatores determinantes que causam um dos principais problemas neste tipo de desenho urbano: o acúmulo de lixo. “A dificuldade de subida no morro de profissionais coletores de lixo, a presença de espaços vazios para o depósito dos mesmos e a simplicidade do escoamento das águas pluviais demonstram uma desordem local e governamental que se transformam em dificuldades a serem vencidas população” (VENTORIM; LÓRA, 2016, p. 14).

Frente a essas questões, o bairro tem se engajado em diversos projetos sociais e ambientais, além de pesquisas acadêmicas, que visam de alguma forma mitigar típicos conflitos socioambientais urbanos. Uma dessas iniciativas é o Projeto de Emancipação Social a partir da Soberania Alimentar (Pessoa), proposto pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e que tem como objetivo apoiar a tradição e expandir a experiência de hortas caseiras, costume que ainda se mantém na comunidade. As famílias cadastradas recebem treinamento e materiais para instalarem suas hortas em casa. (COUZEMENCO, 2023). Outro projeto é a Roka (@projetoroka), promovido pela Enactus UFES Vitória (@enactus.ufesvitoria). Os participantes da Enactus, vinculados à UFES, realizam um trabalho de economia circular, envolvendo moradores em práticas voltadas para o descarte consciente de lixo plástico e coleta seletiva, promovendo ainda geração de renda. Por iniciativa própria, diversos moradores também se organizam para criar jardins coletivos em vias públicas, como forma de combater o acúmulo de lixo em locais inapropriados.

Já a pesquisa de mestrado “Memorar é reexistir: ocupação e vivência em Jesus de Nazareth em busca de emancipação social” (GUIMARÃES, 2021) investigou aspectos da memória e a construção da narrativa histórica da comunidade a partir de um projeto de extensão envolvendo educação e cidadania, desenvolvido em parceria com a escola local e os moradores. Como um dos resultados do projeto, a “organização comunitária, em torno do protagonismo local, rendeu várias reportagens que reforçaram a imagem positiva da comunidade de Jesus de Nazareth” (GUIMARÃES, 2021, p. 75).

Silva (2013) afirma que Jesus de Nazareth é um bairro caracterizado pela resistência. Desde a formação da comunidade, a população tem se mobilizado diante do poder público para garantir sua permanência na região e reivindicar melhores condições de vida.

Fontes:

COUZEMENCO, Fernanda. Moradores de Jesus de Nazareth recebem hortas em seus quintais e lajes. Século Diário. 15/05/2023. Disponível em: https://www.seculodiario.com.br/meio-ambiente/moradores-de-jesus-de-nazereth-recebem-hortas-em-seus-quintais-e-lajes. Acesso em: 28 mai 2023.

GUIMARÃES, Ariane Lucas. Memorar é reexistir: ocupação e vivência em Jesus de Nazareth em busca de emancipação social. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades. Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Vitória, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/1552/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Memorar_Existir_Jesus_De_Nazareth.pdf?sequence=1&isAllo wed=y Acesso em: 28 mai 2023.

SILVA, Douglas Bonella da. Geohistória do bairro Jesus de Nazareth. 2013. 72 f. Monografia (Graduação) – Bacharelado em Geografia, Departamento de Geografia, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. Disponível em: https://geografia.ufes.br/sites/geografia.ufes.br/files/field/anexo/Dug.pdf. Acesso em: 11 out. 2022.

VENTORIM, Fernanda C.; LÓRA, Renata M. Os vazios urbanos em uma cidade segregada: uma análise do bairro de Jesus de Nazareth, Vitória – ES. In: HABITAR 2016 – 3º seminário nacional, Belo Horizonte, 2016. Anais. [s.l.]: 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334285670_OS_VAZIOS_URBANOS_EM_UMA_CIDADE_SEGREGADA_uma_analise_do_bairro_de_Jesus_de_Nazareth_Vitoria_-ES. Acesso em: 11 out. 2022.