Morro do Jaburu

* Reportagem de Natalia Vicente, com imagens de Antônio Dutra, produzida pela TVE Espírito Santo.

O Morro do Jaburu, uma das comunidades que formam o bairro Gurigica, está localizado num maciço granítico, entre a Avenida Leitão da Silva e Avenida Vitória. A região começou a ser ocupada em 1920, com ampliação de ocupações a partir de 1945. O local tem uma topografia acidentada, mas somente em 2002 o bairro recebeu a primeira rua pavimentada que conecta a parte baixa ao cume do morro. (MEMÓRIA VIVA DA COMUNIDADE DE JABURU). Em função dos assentamentos, ocupação das encostas e de outros problemas locais, os primeiros movimentos populares da região datam de 1965 (MIRANDA, 2017).

O Morro do Jaburu integra o chamado Território do Bem, nome criado por um fórum de moradores dos bairros Consolação, Bonfim, São Benedito, Bairro da Penha, Itararé e pelas comunidades Engenharia, Jaburu e Floresta. O Território do Bem, circundado pelas avenidas Leitão da Silva, Vitória, Maruípe e Marechal Campos, agrega 32 mil habitantes, cerca de 10% da população de Vitória (MEMÓRIA VIVA DA COMUNIDADE DE JABURU). Essa região tem se destacado nos últimos anos pelas diversas ações econômicas, sociais, culturais e urbanas que buscam valorizar esses territórios e seus moradores e criar melhores condições de vida, essencialmente a partir de iniciativa das próprias comunidades.

Uma busca inicial no Google utilizando o termo de pesquisa “Morro do Jaburu” apresenta como primeiros resultados notícias sobre casos de polícia e violência local, em geral provenientes de veículos tradicionais de mídia. Outros resultados, contudo, trazem notícias – muitas em portais alternativos de comunicação – destacando aspectos positivos do bairro, especialmente ações de empreendedorismo social e ambiental, o que aponta para um esforço dessa e de outras comunidades do entorno para atenuarem problemas sociais e também conflitos socioambientais.

Um desses conflitos socioambientais refere-se ao à falta de coleta adequada do lixo, provocando o acúmulo de resíduos em diversos pontos, o que prejudica a qualidade de vida das pessoas do bairro. Uma recente iniciativa da comunidade para atenuar o problema foi a criação do Circuito Verde: um trajeto que agrega diversas áreas verdes preservadas, com hortas coletivas e jardins, que recebem manutenção dos próprios moradores. A ideia é ocupar pontos degradados e espaços desocupados, para se evitar o acúmulo de lixo, além de produzir alimentos e criar áreas de lazer e convivência. O projeto do circuito, criado no início de 2023, começa no Mirante do Jaburu e termina no Núcleo de Memória de Jaburu (Nume), inaugurado no fim de 2022 na sede do Centro Comunitário do Jaburu, para receber visitantes. O projeto Circuito Verde é co-criado junto com a associação Onze8, o Palete Parque e a Associação de Moradores do Bairro Gurigica-Jaburu – AMBGJ. (TAVEIRA, 2023).

O Morro do Jaburu também já foi objeto de outras pesquisas que demonstram o histórico de luta dessa comunidade por direito à moradia e melhores condições de vida, considerando ser um território em geral invisibilizado e pouco atendido pelo poder público. A partir de entrevistas, observação direta e pesquisa documental, Kuyumjian, Souza e Sant’anna (2014), por exemplo, identificaram diversas iniciativas de empreendedorismo social na comunidade, como capacitação de gestores e empreendedores; criação de uma esfera participativa institucional; aplicação de pesquisas locais para diagnóstico, identificação de prioridades e planejamento de ações voltadas para o desenvolvimento local; fortalecimento da sociedade civil; articulação entre demandas locais e propostas do poder público; apoio a negócios sustentáveis com finalidades lucrativas; entre outros. Além dessas descobertas, os autores também apontam que os entrevistados, de forma unânime, afirmam que apesar das “conquistas” alcançadas ao longo dos últimos anos, “os patamares mínimos desejados por todos os sujeitos desta pesquisa, relacionados à saúde, educação, lazer, cultura, meio ambiente, economia e infraestrutura, estão significativamente distantes de serem atingidos”, havendo ainda um longo caminho a ser percorrido (KUYUMJIAN, SOUZA E SANT’ANNA, 2014).

Fontes de pesquisa:

KUYUMJIAN, Rodrigo Kuyumjian; SOUZA, Eloisio Moulin de; SANT’ANNA, Sérgio Robert de. Uma análise a respeito do desenvolvimento local: o empreendedorismo social no Morro do Jaburu – Vitória (ES), Brasil. Rev. Adm. Pública 48 (6). Dez 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/n8PKXjW7dcmjh7WJ46CmVYp/?lang=pt

MEMÓRIA VIVA DA COMUNIDADE DE JABURU – VITÓRIA/ES. Ponto de Memória Nossa História Nosso Bem. Território do Bem. Disponível em: https://calangonoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Jaburu.pdf Acesso em: 27 mai 2023.

MIRANDA, Clara Luiza. O território do bem. In: PINTO, Miriam de Magdala (Org). Desafios para a habitação de interesse social: Território do Bem. Vitória, ES: UFES, LabTAR, 2017.

TAVEIRA, Vitor. Circuito Verde vai conectar hortas e espaços comunitários. Século Diário. 17/01/2023. Disponível em: https://www.seculodiario.com.br/cidades/circuito-verde-vai-conectar-hortas-e-espacos-comunitarios Acesso em: 27 mai 2023.